sexta-feira, 15 de abril de 2011

Estratagema

A cheia do Rio Acre é uma das maiores dos últimos anos. As administrações estadual e municipal (da capital) podem até usar suas ações em prol dos desabrigados como uma de suas plataformas de campanha, na próxima eleição. Tanto é que, extraordinariamente o prefeito transferiu seu gabinete para dentro do parque de exposições. Estão admiravelmente preparados tecnicamente para segurar essa adversidade natural e transformá-la em dividendo eleitoral.

Raciocinemos pois. Recursos para os programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, estão aparentemente em stand by. Podem ser facilmente desviados e destinados, de forma estritamente legal e de consenso popular para os flagelados da cheia. O recente episódio da invasão das casas do bairro Ilson Ribeiro, inexplicavelmente não entregues à população é, teoricamente, uma prova desta minha simplória elucubração.

Projetos paisagísticos e ecoturísticos, diga-se de passagem, excelentes, como o do Parque do Igarapé São Francisco, emperrados por questões indenizatórias e ambientais, entre outros entraves jurídicos podem ser rapidamente liberados mediante um evento catastrófico natural. Achei muito providencial essa transferência da prefeitura para junto dos flagelados que, frágeis, mediante modernas técnicas psicopedagógicas podem ser facilmente doutrinados.

Comunidades que vivem em favelas às margens do Rio Acre e do Igarapé São Francisco, podem ter dissolvidos, assim, instantaneamente seus problemas sociomonumentais, politicamente difíceis e caros de resolver, através de um simples decreto estadual de calamidade pública. É uma sacada genial. A oposição tem que rezar pra não chover mais uma gota d'água. Ou, por outro lado, se resignar e agradecer a Deus por terem adversários tão eficientes.

Enquanto eu divago em teorias conspiratórias, o tempo passa por mim. Daqui da minha janela vejo um céu de brigadeiro. Deixo minha imaginação voar. Não ouço trovões, não há vento nenhum. As folhas do pé de cupuaçu estão bem quietinhas. Esse calor me incomoda. Geralmente isso é prenúncio de tempestade. Estou apenas supondo. Por via das dúvidas, comprei um par de galochas e um guarda-chuva bem grandão.

Nenhum comentário: