terça-feira, 19 de junho de 2007

Ora pois, pois

Um gajo d’além mar aparece no mensageiro instantâneo do Altino Machado por engano. Ninguém merece! Divirta-se.

Gajo
Já recebi o preço dos esquilos terrestres. Ficam a 130 euros, cada. Saíram um poquito mais caros que o ano passado.

Altino
São esquilos originários de onde?

Gajo
Só um minuto tenho aqui clientes. (pausa) Planícies do nordeste da América do Norte.

[Altino imaginou que poderia tratar-se de biopirataria e tentou ampliar a prosa].

Altino
E a documentação?

Gajo
Documentação?

Altino
Não terei problemas com as autoridades?

Gajo
Claro que não. São animais perfeitamente legais em Portugal. O que precisa é apenas a factura. Nem sequer são animais que vem com CITES (sigla em inglês para Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, também conhecida por Convenção de Washington).

Altino
A exportação deles é legal nos Estados Unidos?

Gajo
Na loja só vendemos animais que estão de acordo com a nossa legislação. Se provenierem dos EUA, aí sim, a sua importação é ilegal.

Altino
E são provenientes de onde?

Gajo
Para já, nem sequer passam nas nossas alfândegas. No ano passado vieram de Xangai. Apesar de serem originários da América do Norte, não são criados lá. É um dos grandes problemas com os cães da pradaria. É que existe muito pouca criação fora dos EUA. Desde que barraram a importação dos EUA que são raros de se encontrar.

Altino
Qual é mesmo o nome de sua loja? É em Lisboa?

Gajo
Altino lembre-me só: no bate-papo eletrônico, o user verg também é seu, certo? Ou estou a fazer confusão? A loja chama-se PetosLand e é em Vialonga...

Altino
Vocês vendem animais da Amazônia? Tenho um amigo muito interessado na compra de papagaios, macacos e araras...

Gajo
É assim: Papagaios e araras pode-se arranjar consoante a importação e, claro se for legal a sua venda. Existem espécies protegidas. Quanto a macacos, esqueça! É estritamente ilegal vender ou ter qualquer espécie de primatas em Portugal. – kkkk- Não pode ter macaco em Portugal! Papagaios e araras pode-se encomendar e esperar, pois não existe muita criação cá em Portugal.

Altino
Você
sabe quanto custa um desses animais da Amazônia?


Gajo
Depende muito da espécie em questão, são sempre preços que temos de consultar primeiro junto aos criadores. Existem araras que chegam a custar mais de 2000 euros.

(Aí o Altino viu que se tratava apenas de um negociante português, atrapalhado com seu computador)

Altino
Olha amigo, na verdade sou jornalista brasileiro. Meu blog tem muitos leitores em Portugal. Vou reproduzir nele a nossa conversa.

Gajo
Só uma dúvida, e ver se me pode esclarecer uma coisa: O Altino teve cá na loja, correcto? Ou estou a fazer confusão com outro cliente??

Altino
Estás a fazer confusão.

Gajo
Ok! Deve de ser confusão.

Altino
Você é português mesmo.

Um comentário:

Leonardo Vogth Lucena disse...

LOS PORONGAS EM BRASÍLIA

A banda Los Porongas se apresenta em Brasília, nesta sexta-feira no evento "Noite Senhor F". O show acontece no Gate´s Pub, na 403 Sul, à partir das 23 horas, com abertura da banda Sestine. Os acreanos mostram o repertório de seu disco "Los Porongas", que vem sendo considerado pela mídia nacional um dos grandes lançamentos da década.

Resenha da revista Bizz
"Atenção: favor catalogar este CD entre os grandes lançamentos do ano. Porque quebrar barreiras geográficas no pop em um país continente não é fácil, ainda mais quando o artista em questão vem do Acre. Mas em seu debut o Los Porongas compensa isso com uma contemporaneidade assustadora e um arsenal de qualidades que o eleva ao posto de uma das melhores bandas da praça", diz Carlos Eduardo Oliveira sobre o disco de estréia dos Porongas, por Senhor F Discos, em resenha publicada na edição de maio da revista Bizz de maio.

"Pegada rock? Está lá, muito pela competência da cozinha. Boas letras? Também tem – e ai surpreendem a maturidade e o lirismo de Diogo Soares. Melodia? É o grande diferencial: um senso melódico incomum – muito por culpa das passagens e dos climas criados pelo guitarrista João Eduardo – faz brotar alguns hits em potencial. Alguém já disse que é a banda mais pronta do rock brasileiro dos últimos tempos. E são mesmo", conclui a resenha.

Pitter Lucena