quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tô doido pra ver

Espetáculo Frida Kahlo estreia em Rio Branco



JAIDESSON PERES

Estreia no dia 16 de maio, no Teatro Plácido de Castro, o espetáculo Frida Kahlo. O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet e recebeu o Prêmio de Teatro Miryan Muniz, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A montagem é uma produção da Companhia Garotas Marotas e do Grupo Teatro de Los Andes- uma inédita parceria entre o teatro do Acre e o da Bolívia – e recebe o patrocínio da Recol Veículos.

A Garotas Marotas é uma recente companhia formada por duas acreanas, as atrizes e produtoras Clarisse Baptista e Marineide Maia. Da Bolívia, o Grupo Teatro de Los Andes, um dos grupos mais importantes da América Latina. Além dos produtores, a equipe conta com o trabalho de outros brasileiros: os mineiros Juarez Dias, na dramaturgia, e Ed Andrade, na cenografia, além do carioca Rodrigo Cohen, que assina o figurino.


A interpretação é de Clarisse Baptista e Antonio Santoro, jovem ator italiano. Segundo a produtora Marineide Maia, “esse feliz encontro, de pessoas diferentes e de lugares tão distantes, é o resultado de muitos outros encontros anteriores, ocorridos em festivais, oficinas e trabalhos diversos”. “Todos se reunindo em torno da ideia de falar de uma mulher extraordinária, a pintora mexicana Frida Kahlo”, destaca.


Desde julho do ano passado, os grupos se encontram em períodos intensivos de trabalho, para poder conciliar as agendas de todos. O Teatro de Los Andes, sediado em Yotala, na Bolívia, é o responsável pela encenação, direção musical, direção geral e cenografia. Seus integrantes, Giampaolo Nalli, Alice Guimarães, Gonzalo Callejas e Lucas Achirico, estão em Rio Branco preparando o espetáculo, que fica em cartaz até junho na capital acriana e deve excursionar por outras cidades do Brasil ainda em 2012.

* Clarisse Baptista é uma grande atriz acriana, de quem sou fã. Faz por aí, uns cinco anos que me falou de seu projeto Frida. Veja como é difícil e demorado realizar arte de qualidade no Brasil. Tenho certeza absoluta de que será um grande sucesso. Meu aplauso antecipado para minha amiga Clarrise.
                                                                                                                                                       FRANCISCO BRAGA, jornalista

Nenhum comentário: